
O Brasil é considerado referência mundial no combate à exploração de crianças. É o único país a adotar política específica contra esta mão-de-obra. Em 1996, o governo criou o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o PETI. Resultado da mobilização da sociedade e seu principal objetivo sempre foi de retirar crianças e adolescentes de 7 a 15 anos do trabalho perigoso, penoso, insalubre e degradante.
Para isso, a família com renda até meio salário mínimo e que possui crianças e adolescentes nessas condições, recebem uma bolsa para que estes se dediquem a escola e frenquentem o PETI no turno oposto da escola. No PETI são desenvolvidas atividades culturais, lúdicas e pedagógicas para o desenvolvimento do cidadão.
Especificamente no PETI do município de João Câmara/RN uma das atividades desenvolvidas é a capoeira nos seus estilos regional e angola que é praticada por crianças e adolescentes entre 09 e 15 anos, contribuindo assim para o desenvolvimento afetivo, social e psicomotor desses alunos através de uma manifestação cultural brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário